expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Trabalho voluntário ECA em "A Velha Surda" - FUNJAPE

| |


Nesta Segunda-feira, dia 18 de Novembro de 2019, na cidade de Piracicaba a Fundação Jaime Pereira (FUNJAPE) convidou suas turmas para assistirem a uma apresentação voluntaria. O tema da apresentação foi baseado no conteúdo em que as crianças estão estudando. Elas aprenderam recentemente sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os dois figurinistas da apresentação eram personagens de um programa do SBT chamado "A praça é nossa". Onde haviam estes dois personagens principais, sendo a "Velha surda" e o "Apolônio".
ECA: Os tópicos que fazem referência ao trabalho infantil e à profissionalização de adolescentes em idade permitida mencionam a proibição de qualquer forma de trabalho até os 13 anos, as responsabilidades do Sistema de Garantia de Direitos e as condições para o trabalho protegido: na forma de aprendiz, a partir dos 14 anos, ou com restrições ao trabalho noturno, insalubre e perigoso, para outras contratações com carteira assinada de trabalhadores com 16 e 17 anos. ( Clique e veja os 20 artigos completos )
A Fundação :
A Fundação Jaime Pereira (FUNJAPE) é uma instituição sem fins lucrativos, que esta pautada nas práticas da Política Nacional de Assistência Social. Atende a todas as faixas etárias, portadores de câncer e/ou que se encontram em situação de vulnerabilidade/risco social. Na maioria das vezes chegam ate nós após ter passado pela maioria dos serviços do município, aqui encontrarão acolhimento e humanização.
A procura pelo serviço ocorre de maneira espontânea ou por encaminhamentos de serviços de saúde, serviços sócio-assistenciais, universidades, empresas, entre outros. Por fim, a entidade também se mantém pelo imenso apoio dos voluntários, do serviço de telemarketing e dos eventos realizados durante o ano para manutenção dos trabalhos oferecidos. Todas as atividades desenvolvidas são de caráter gratuito!

A peça :

Apolônio (Apopo) introduz a peça cumprimentando as crianças que estão na plateia, depois senta-se na praça dizendo que quer apenas uma tarde tranquila para ler seu jornal em paz. Mas é ai que surge nossa querida Vovó, toda empolgada cantando "Caneta Azul" rsrsrs e senta-se ao lado de Apolônio, quem ela adora atazanar e o apelidou de Apopo. Ele comenta com as pessoas da praça sobre a noticia que saiu no jornal, de que no Brasil há crianças e jovens que começam a trabalhar muito cedo, ele acha isso um absurdo pois criança precisa de rotina, precisa ir para a escola, se alimentar bem, descansar e fazer seus deveres de casa, para que futuramente elas possam ser quem elas querem ser! A velha escutando isso grita "FAKE NEWS", "Criança pode trabalhar sim, olha aquela criança ali fortinha, pode carregar peso, e aquela ali apopo, é magrinha corre bastante, e essa menininha da pra vender bala no farol e dar o dinheiro tudo pra mim". Outras pessoas que estão na praça ficam horrorizadas com a opinião da velha surda e saem de perto. Apolônio diz que ela esta ficando louca e pergunta se ela tem netos, ela responde que sim. A vovó tem 8 netinhos, dos quais ela tem orgulho de falar que não trabalham, só estudam e que eles querem ser médicos, professores, dentistas e policiais. "Engraçado e injusto né vovó, os netos da senhora tem tempo para estudar e se formarem no que eles desejam, agora, essas crianças aqui você diz que elas podem trabalhar. Qual vai ser o tempo que elas vão ter para estudar? Como elas vão realizar seus sonhos?" diz Apolônio. A plateia começa a vaiar a velha, pois é claro que criança não deve trabalhar, isso é ilegal!! A Velha reflete por um momento e concorda com Apolônio, que feliz por mudar a opinião da velha diz que ganhou seu dia e vai embora satisfeito, mas sem conseguir ler o seu jornal...

Conclusão :

A apresentação durou mais ou menos uns dez minutos. Felizmente as crianças entenderam a mensagem da peça, elas sabem que precisam estudar e aproveitar a infância. Todas deram muita risada com as palhaçadas da Fernanda Santos que interpretou a velha surda fazendo caretas e a voz engraçada da vovó. Fernanda é enfermeira no hospital Plantadores de Cana de Piracicaba e interpreta por diversão a Velha a muitos anos e se voluntariou para essa apresentação. Minha parte nessa surpresa para as crianças foi maquiar a Fe, para ela se parecer com a Velha Surda. Foi um dia incrível e cheio de gargalhadas tanto para a turma da manhã, tanto para a turma da tarde. Mas principalmente para nós voluntariados, pois não há alegria maior do que realizar algo que possa melhorar e divertir o dia de alguém!!!

Ficou muito legal, né? E o desempenho da Fernanda deu vida e trouxe de volta essa personagem que está a treze anos fora do ar. Então vamos ver algumas imagens da apresentação??






♡ Xoxo 

6 comentários:

  1. Que peça incrível. O tema é algo tão antigo e atual, o Brasil avançou tanto e ainda assim, ainda tem casos de trabalho infantil e de crianças que não aproveitam a vida como crianças.
    Queria assistir
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amiga, um assunto que não da pra ignorar!! Todos nós temos nosso tempo e as crianças principalmente

      Excluir
  2. Ah, eu adorava assistir a 'Velha Surda' na praça quando criança. Achava bem divertido. Adorei a forma como usaram a personagem para fazer essa peça e levar uma mensagem tão importante mas de forma simples e divertida para os pequenos. <3

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito divertido mesmo!! Eu assisti aos ensaios morrendo de rir e na apresentação não foi diferente hduashdashh ♡ ♡

      Excluir

Deixe seu comentário usando sua conta, ou link de Instagram!!